Como Transferir Conta de Água para Outro Nome

Fazer a transferência de titularidade de conta de água é mais fácil do que você imagina

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

As contas de água e luz são básicas em qualquer residência. Caso esteja de mudança, é preciso não esquecer de transferir a conta de água para o futuro morador ou proprietário. Se esquecer, pode acabar acumulando débitos desnecessários. É importante conhecer o procedimento de como transferir conta de água para outro nome. 

O que devo fazer para solicitar a transferência de nome na conta de água?

Para fazer a transferência da conta de água, é preciso conhecer os procedimentos da sua distribuidora. Entre em contato ou busque no site da mesma mais informações. Este processo costuma ser feito pessoalmente nos postos de atendimento da sua companhia, e em alguns casos pode ser feito de forma online através do portal da empresa ou pelo telefone. Será necessário possuir alguns documentos que são solicitados pela empresa, estes dados também podem variar de acordo com a empresa.

Transferir Conta de Água

Transferência Pessoa Física

Caso a transferência seja feita por uma pessoa física, o processo é simples, serão necessário os documentos: CPF do titular, RG do titular e contrato de aluguel do imóvel ou escritura de compra e venda do mesmo. Todos os documentos precisam ser originais, ou cópia autenticada. Se o solicitante não puder fazer pessoalmente o terceiro deve apresentar uma autorização por escrito e com firma reconhecida em cartório.

Transferência Pessoa Jurídica

Os documentos necessários para pessoa jurídica são basicamente os mesmos da pessoa física, acrescentada de alguns itens como: CNPJ da empresa que está no local, inscrição estadual ou municipal da empresa, e contrato e documentos do encarregado da empresa para com a companhia de água.

Quanto tempo leva para transferir a conta de água?

Passar a conta de água de uma pessoa para outra pode ter um prazo variado para conclusão do serviço. A maioria das distribuidoras adota o prazo de 20 dias úteis, o equivalente à próxima fatura gerada. Este tipo de procedimentos só pode ser feito se o imóvel não possuir nenhum débito.

Principais Empresas de Abastecimento de Água

A distribuição de água é feita por diversas empresas dentro de cada estado (estatais ou privadas), mas todo estado possui uma empresa de abastecimento que leva a água para subdistribuidoras. As principais são: Sabesp (São Paulo), Cedae (Rio de Janeiro), Copasa (Minas Gerais), Embasa (Salvador), Caesb (Brasilia). Pela internet é possível consultar outras empresas de água, assim como obter informações de como fazer a transferência de contas.

Considerações Finais sobre a transferência de titularidade de conta de água

Este tipo de serviço costuma ser gratuito. Algumas empresas cobram apenas taxas de religamento, que neste caso quem paga é o novo titular da conta. Os proprietários de imóveis precisam ficar atentos a sua conta de água principalmente quanto aos débitos existentes. Qualquer dívida pode impossibilitar a transferência.



24 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios