2a Via de Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento de identificação do cidadão, saiba como tirar 2a via da certidão de nascimento em caso de extravio

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

A certidão de nascimento é o primeiro documento que faz de uma pessoa um cidadão. Registrada no início na vida, logo nos primeiros dias de nascimento, ela é necessária para a emissão de outros documentos futuramente, dentre eles o próprio RG. Em caso de perda ou roubo desta, é imprescindível que uma 2ª via de certidão de nascimento seja solicitada, a fim de reaver o documento. Para isso, o cidadão pode procurar diversos órgãos públicos, que oferecem o serviço. Muitos se perguntam “Como faço para tirar a segunda via da minha certidão?”. Confira em nosso artigo várias dicas de como tirar a segunda via da mesma rapidamente.

Para mais informações sobre como tirar a 2a via deste documento, assista ao vídeo abaixo:

Como Tirar 2ª via de Certidão de Nascimento

É possível conseguir a segunda via da certidão através dos Correios, mas somente os cidadãos que não residem na cidade na qual seu documento foi lavrado. O atendimento é oferecido da seguinte forma:

  • Pessoalmente (bastando ir a uma agência dos Correios, solicitar o formulário de cartório postal, preenchê-lo e pagar a taxa, que varia de acordo com os dados informados no formulário);
  • Via Telefone (O contato com o SISTECART – sistema que rege a emissão de certidões nos Correios – deve ser realizado através do telefone (11) 3242-8332. No contato, o cidadão deve fornecer os dados da certidão e realizar o pagamento da taxa, através de vale postal ou depósito bancário)
  • ou ainda pela internet, através do site cartório postal clicando aqui.

Já os moradores que residem no Rio de Janeiro, conseguem retirar a segunda via da certidão de nascimento através do Poupatempo Rio. O serviço, reconhecido pelo rápido atendimento, pode ser solicitado em todas as agências Poupatempo do Rio, mediante a apresentação dos documentos pessoais (incluindo cópia da certidão original – caso possua) e pagamento da taxa única de R$ 22,05. Moradores de baixa renda conseguem ainda a isenção de pagamento, através de apresentação de declaração de pobreza ou carteira de trabalho que comprove a situação de desempregado.

Segunda Via Certidão de Nascimento

Como Tirar 2ª Via de Certidão de Nascimento pela Internet

Desde agosto de 2012 é possível retirar a segunda via da certidão de nascimento também pelo cartório eletrônico. Através do site do registro civil, é possível solicitar a certidão e retirá-la em um dos mais de 800 cartórios brasileiros. Assim como nos outros meios, é necessário pagar a taxa de R$ 22,05.



17 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios