2a Via da certidão Negativa de Débitos

Se você perdeu sua CND, saiba como tirar 2a via de certidão negativa de débito

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Na hora de fazer o financiamento de imóveis e automóveis, compra e venda de imóveis, espólio (herança), saída definitiva do país, entre outras situações em que seja necessária uma vasta lista de documentos, um dos que certamente será solicitado é a CND (Certidão Negativa de Débito). Este documento é emitido pela receita Federal. Este documento comprova que você não possui débitos junto a órgãos públicos. Esta certidão não abrange os débitos enviados ou inscritos na PFN (Procuradoria da Fazenda Nacional).

Para solicitar este documento, basta entrar no site da Receita e preencher um formulário. Outra maneira de solicitá-lo é indo até um posto da Receita. Ele pode ser solicitado por quem possui contribuições previdenciárias e não tem dividas com órgãos públicos. Muitas vezes é preciso uma 2º via das certidões, seja por tê-las perdido ou por outros motivos.

Certidão Negativa de Débitos

Emissão de 2ª Via de Certidão Negativa de Débito

A emissão de 2ª Via de Certidão Negativa de Débito pode ser feita através do site da Receita Federal, onde na hora já possível imprimi-la e tê-la em mãos. A maioria dos documentos da Receita estão informatizados, por isso não é mais obrigatório ir até um dos postos de atendimento. Caso prefira fazer a solicitação pessoalmente da segunda via também é possível.

Como Solicitar pela Internet

Para emitir a 2ª via online, primeiro é preciso acessar o site da Receita Federal, e após selecionar a opção de pessoa física ou jurídica, ir até a opção de “Certidões e situação fiscal”. Na tela aparece a opção de inserir o número da sua certidão ou colocar CPF ou CNPJ. Se não tiver solicitado a certidão da primeira vez, não é possível utilizar esta opção. Caso os dados estejam corretos, a certidão aparece na tela e então basta imprimi-la.

Qual a validade a partir da data de emissão?

Toda certidão, seja de pessoa física ou jurídica, tem a validade de 180 dias, a partir da data de emissão. É importante ficar atento a esta informação também, caso ela espire basta solicitar a segunda via, a Receita faz uma nova consulta e caso não haja débitos, a certidão pode ser emitida novamente.



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