Título de Capitalização

O título de capitalização é uma modalidade de investimento financeiro muito popular no Brasil

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos de Imóveis

Quem está pensando em poupar ou fazer um investimento a longo prazo, contando ainda com a possibilidade de receber prêmios através de sorteios – estes mensais ou semanais – tem como uma boa e rentável opção o título de capitalização.

O que é título de capitalização

Um título de capitalização é um título de crédito, administrado por empresas de capitalização ou instituições bancárias – como o Bradesco, Santander, Caixa, Itaú e BB – que possui como foco principal a formação de um capital. Além disso, os títulos de capitalização permitem que o assegurado tenha chance de participar de sorteios lotéricos, podendo receber outros valores – além da aplicação – através destes. Um exemplo popular de título de capitalização é a Tele Sena, que traz os mesmos benefícios, já que após o período de 12 meses, é possível resgatar o valor total pago no título, acrescido de juros.

Título de Capitalização

Na maioria dos títulos de capitalização, o valor pode ser resgatado – total ou parcialmente – no final da vigência do contrato, podendo ser ou não acrescido de juros referentes ao período de colaboração. O tempo de vigência do contrato pode ser escolhido pelo cliente: o pagamento é realizado apenas pelo período desejado.

Como funciona a Capitalização

O funcionamento dos títulos de capitalização é simples: o cliente faz uma economia programada, ou seja, poupa a quantia que quiser, já sabendo o quanto poderá resgatar, ao término do contrato.

Porém, a capitalização conta com a vantagem dos sorteios através das loterias federias: além do valor capitalizado, o cliente ainda pode concorrer à diversos prêmios em dinheiro, semanal ou mensalmente. De acordo com o título, a periodicidade de sorteios é diferenciada.

Para mais dicas sobre título de capitalização, assista ao vídeo abaixo:

Como declarar título de capitalização

Assim como todo investimento, os títulos de capitalização devem ser declarados no IRPF. Este é um fator que merece bastante atenção, para que o contribuinte não tenha dores de cabeça futuras com a Receita Federal. Os valores dos títulos resgatados e contemplados no ano devem ser inseridos na opção “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, localizada na “linha 7 – outros”.

Ter um Título de Capitalização é um bom negócio?

Capitalização é um Bom Negócio

Por conta dos baixos juros aplicados, o título de capitalização pode ser considerado um mau investimento. Por outro lado, a obrigatoriedade de manter o dinheiro ‘’parado’’, pode ser um bom negócio para quem deseja uma garantia de dinheiro, a longo e determinado prazo. Caso você queria o título para garantir o pagamento de um aluguel, por exemplo, não é recomendado, já que será impossível movimentar o valor investido até o término do contrato.

Saber se esta modalidade de investimento financeiro é interessante ou não, depende bastante da finalidade que o valor investido terá, bem como a urgência do resgate!



Comente!




*Campos obrigatórios