SISU

Saiba como se inscrever no Sisu

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

O SISU – Sistema de Seleção Unificada nada mais é do que um tipo de sistema totalmente informatizado que passa por um gerenciamento do MEC onde diversas instituições públicas de ensino superior oferecem uma série de oportunidades para que os candidatos e participantes do Enem tenham acesso a mais este tipo de benefícios.

sisu

Quais são os requisitos para se inscrever no Sisu?

É possível se inscrever diretamente no SISU candidatos que realizaram o ENEM no ano anterior e tenham obtido uma nota que seja superior a zero em sua prova de redação. Tendo estes requisitos já é possível se realizar o processo.

Vale ainda citar que algumas instituições possuem alguns requisitos para que os concorrentes possam participar, em alguns casos é importante se ter uma nota mínima para as inscrições em alguns tipos de cursos diferenciados. No ato das inscrições caso a nota do candidato não for o suficiente para se concorrer aquele tipo de curso, o sistema ainda irá emitir uma mensagem com este tipo de informação determinada.

Quero realizar a inscrição, o que fazer?

Para se inscrever no SISU é muito simples, os candidatos deverão informar o seu número de inscrição e a sua senha que estiverem cadastrados ao Enem de 2013. Desta forma se os candidatos não se lembrarem de seu número de inscrição ou mesmo de sua senha de acesso ao sistema deverá realizar uma recuperação das mesmas na página do Enem diretamente.

As inscrições deverão ser feitas pela internet diretamente na página do Sisu, e não existe para isto uma cobrança de taxas.

Assim que forem realizadas as inscrições os candidatos precisam ficar atentos a toda a documentação exigida pela instituição para efetivar a sua matrícula em caso de aprovação é claro. Esta é uma informação que fica disponível através do site do SISU no ato de sua inscrição pelo processo.

estudante

Como funciona o processo?

Ao realizar as inscrições os candidatos deverão escolher por uma ordem de preferência pelo menos duas alternativas entre as vagas ofertadas. O candidato deverá ainda definir se tem interesse em concorrer as vagas de ampla concorrência ou não, ou a vagas reservadas.

No final da etapa das inscrições o sistema deverá selecionar de forma automática os candidatos que forem mais bem classificados em cada um dos cursos, tudo isto de acordo com as suas notas do Enem e as regras atribuídas a cada instituição.

São considerados como selecionados apenas candidatos classificados que estiverem dentro de números de vagas ofertadas pelo SISU por uma modalidade de concorrência. No caso da nota dos candidatos é possível ter uma classificação em pelo menos duas opções de vaga, e ele será ainda selecionado de forma exclusiva conforme a sua primeira alternativa.

Caso exista um empate existem alguns critérios de eliminação como, por exemplo:

Uma maior nota obtida na redação, ou provas de linguagens, matemáticas, ciências de natureza e ciências humanas, tudo isto seguindo esta ordem.

Documentação necessária para se inscrever

É importante que o candidato respeite toda a documentação solicitada pela instituição o que normalmente está disponível no site da mesma.



Comente!




*Campos obrigatórios