Licenciamento do Carro – CRLV

O licenciamento do carro - CRLV é um documento obrigatório e muito importante. Saiba aqui como renová-lo ou tirar a 2ª via.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos de Veículos

O licenciamento do carro, ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), é um documento obrigatório para todos os donos de veículos no Brasil, pois sua principal função é atestar a regularidade do veículo e permitir o seu livre tráfego pelo território brasileiro.

Expedido pelo DETRAN e gerenciado pelo CONTRAN e DENATRAN, o licenciamento fornece um número de registro para o veículo, que deve ser renovado anualmente. A renovação só é liberada se o proprietário estiver em dia com o pagamento do IPVA e de qualquer multa que possa existir atrelada ao veículo em questão.

Certificado de Registro e Licenciamento

O porte do licenciamento é obrigatório em todos os veículos e, caso algum motorista seja abordado sem esse documento, poderá enfrentar problemas como a apreensão do veículo, o recebimento de multa e a perda de sete pontos na carteira (infração gravíssima).

Como Renovar o Licenciamento do Carro

Para renovar o licenciamento do carro é necessário que o proprietário do veículo se dirija ao Detran ou bancos credenciados da sua localidade portando os seguintes documentos:

  • CRLV original e cópia.
  • CPF e RG do proprietário do veículo (original e cópia).
  • Comprovante de pagamento da taxa de renovação (o valor da taxa varia dependendo do Estado e, no caso do licenciamento em bancos, será também cobrada a taxa de serviço).

Licenciamento do Carro

E para que a renovação do licenciamento seja liberada, é preciso que o proprietário do veículo esteja em dia com o pagamento dos seguintes recolhimentos:

  • IPVA.
  • Taxa de emissão do CRLV.
  • Multas (caso exista alguma atrelada ao veículo em questão).
  • Seguro obrigatório.

Caso o proprietário do veículo tenha optado pelo parcelamento do IPVA, a retirada do documento do CRLV é permitida desde que o recolhimento da primeira parcela já tenha sido realizado e que todos os outros recolhimentos listados acima estejam quitados.

O documento, assim que pronto, é enviado para a casa do proprietário do veículo via correio.

Como tirar a 2ª Via do Licenciamento do Carro

Em caso de perda, roubo ou má conservação do documento de licenciamento, o proprietário do veículo deverá providenciar a segunda via o mais rápido possível para evitar os problemas causados por não estar portando esse documento.

Para solicitar a segunda via, basta dirigir-se a uma unidade do Detran mais próxima portando os mesmos documentos listados acima e também um boletim de ocorrência em caso de perda ou roubo.

A segunda via do licenciamento também será enviada ao proprietário do veículo via correio.



1 comentário

  1. Erasmo Moraes Oliveira

    Perdi a data de pagamento do licenciamento de 2013 ,e preciso da 2° via

Comente!




*Campos obrigatórios