IPVA
O IPVA é um imposto pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores
Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos de Veículos
Antes de adquirir um veículo, é interessante saber que além dos gastos com a compra, outras despesas serão inseridas no orçamento. Além de manutenção, abastecimento e seguro, os gastos com impostos são relevantes. Um dos impostos que devem ser obrigatoriamente pagos, anualmente, é o IPVA.
O Que é?
O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é um imposto cobrado anualmente, cujo valor varia, dependendo do estado e do valor do veículo. A alíquota praticada pelos estados varia de 1 a 6%, sobre o valor do veículo.
O imposto é obrigatório às pessoas que possuam qualquer tipo de veículo automotor, seja este carro, motocicleta, embarcações de todo e qualquer tamanho ou aeronaves. Do valor total pago pelo IPVA do carro, 50% é destinado ao município no qual o mesmo foi licenciado.
Como Consultar o IPVA?
Para os moradores o estado de São Paulo, clicando aqui é possível consultar os débitos de IPVA de seu veículo, bem como outros débitos (multas, taxas e DPVAT).
Para realizar a consulta, basta acessar o site indicado e informar as seguintes informações: número do RENAVAM (encontrado no documento do veículo) e o número do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo.
Para imprimir o boleto do débito, no site da Secretaria da Fazenda também é possível gerar a guia de recolhimento do IPVA e DPVAT do ano em vigência. Para isso, também é necessário informar o número do RENAVAM e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo.
Onde Pagar o IPVA?
O IPVA é enviado anualmente ao endereço que consta no licenciamento do veículo. Para pagá-lo, o contribuinte deve se dirigir a qualquer rede bancária, optando pelo pagamento em parcela única ou ainda em três parcelas.
Para os pagamentos à vista no mês de janeiro, há um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. Ainda assim, é possível realizar o pagamento à vista em fevereiro, porém sem desconto. A partir de março, apenas pagamentos parcelados serão aceitos, estes com parcelas de valores únicos.
IPVA Atrasado
Quem está com o pagamento do licenciamento atrasado, pode gerar os boletos para pagamento com os valores corrigidos, através do site da Fazenda. Basta clicar aqui, informando os números do RENAVAM e do CPFQCNPJ do dono do veículo. Em seguida, Após gerar as guias, basta dirigir-se à rede bancária.
Para mais informações sobre o IPVA, assista ao vídeo abaixo: