Documentos para Venda de Imóveis

Vender seu imóvel é um procedimento que exige vários cuidados. Confira nesse artigo as dicas e documentos que você precisa para realizar a venda.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

A decisão de vender um imóvel é muito importante e deve ser feita com bastante cuidado, observando os pontos positivos e negativos dessa transição imobiliária. Seja qual for o seu motivo para a venda, é essencial seguir cada passo para garantir o sucesso de todos os trâmites e evitar problemas futuros.

Etapas do Processo de Venda de Imóveis

Processo de Venda de Imóveis

Depois da decisão de vender seu imóvel, a primeira providência que se deve tomar é procurar uma imobiliária de confiança, ou um corretor de imóveis cadastrado no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). A empresa ou corretor auxiliará você em todas as etapas da venda de imóveis, como uma espécie de representante legal. Depois de escolher o profissional que te ajudará, é uma vantagem para ambas as partes assinar um contrato de exclusividade da venda do imóvel, já que, dessa forma, a imobiliária ou corretor estarão mais comprometidos com os serviços prestados e o cliente terá seus direitos de consumidor assegurados.
A segunda etapa consiste em estipular valores por metro quadrado. Esses valores definirão boa parte do sucesso da venda de seu imóvel. O ideal é verificar junto à imobiliária ou corretor um preço dentro da média do mercado, para que nenhuma parte saia prejudicada e consiga um comprador em pouco tempo.

Documentos para Vender um Imóvel

Documentos para Venda de Imóveis

Depois de encontrar o comprador e o vendedor (e o cônjuge dele, se for o caso), devem ser apresentados os seguintes documentos para a concretização do negócio:

Pessoa física:

  • Documentos pessoais, como: CPF, RG, comprovante de renda atualizado e certidão de casamento (caso o casamento tenha sido feito por separação de bens, também é necessário fornecer a escritura de pacto antinupcial).
  • Certidões negativas: ações criminais, distribuição de Executivos Fiscais, quitação de tributos e contribuições federais e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, de protestos, ações da Justiça Federal, ações cíveis e distribuições de ações trabalhistas.
  • Se for o caso de venda por financiamento ou FGTS, é preciso também fornecer a conta bancária que será veiculada para recebimento.

Pessoa jurídica:

  • Contrato social atualizado, CNPJ e CRS/FGTS.
  • Certidões negativas: ações na Justiça Federal, ações cíveis, protesto de títulos, certidão quanto à dívida ativa na União, CND/INSS, certidão de quitação de tributos e ações da Fazenda Estadual e Municipal.

Para efetuar a venda, também são necessários os seguintes documentos do imóvel:

  • Certidão de ônus reais
  • Certidão negativa de IPTU atualizado
  • Matrícula do Imóvel
  • Escritura

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