Documentos para Financiar um Imóvel

A maneira mais comum de comprar sua casa própria é fazendo um financiamento. Saiba aqui como entrar com uma proposta de financiamento e os documentos necessários.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Apesar das burocracias envolvidas no processo de financiamento de imóveis, o processo é bem mais simples do que as pessoas imaginam por aí, além de ser uma maneira segura e também a forma mais usada para conseguir realizar o sonho de poder adquirir seu imóvel próprio. Outra boa notícia: é possível usar o FGTS no financiamento, caso o interessado tenha trabalhado com contribuição por no mínimo três anos e não possua mais de 40% de participação na propriedade de um imóvel.

Conheça as Etapas do Financiamento de Imóveis

A primeira providência que se deve tomar é fazer uma simulação, ou seja, uma pesquisa de qual o tipo de financiamento é ideal a se fazer de acordo com sua renda e condições. Esse procedimento pode ser feito pelo gerente do banco escolhido pelo cliente ou até mesmo em sites de empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Financiamento de Imóveis

É importante também ter em mente a quantia de dinheiro disponível que você possui para dar como entrada na compra do imóvel, já que o valor da prestação mensal não pode ultrapassar 30% da renda da família que irá morar no imóvel em questão.

Depois da simulação, é hora de preencher o formulário de pedido de análise do banco escolhido. O banco, além de fazer a análise de crédito, irá vistoriar o imóvel usando um especialista. Após esses procedimentos, é hora de reunir os documentos necessários (discriminados abaixo) para que o banco emita um contrato para o vendedor e para o comprador.

Para efetivar a compra, o comprador precisa registrá-la em um Cartório de Registro de Imóveis, levando o contrato, depois de pagar o ITBU. Depois disso, o vendedor deve enviar uma via do contrato para o banco liberar o financiamento. Por fim, no prazo combinado entre as partes, o imóvel é entregue ao comprador.

Documentos Necessários para Financiar um Imóvel

Documentos para Financiar um Imóvel

Para a proposta de financiamento, devem ser entregues ao banco os seguintes documentos:

  • Formulário correspondente.
  • Comprovante de estado civil.
  • RG e CPF.
  • Certidão conjunta negativa ou positiva de débitos relativa a tributos federais ou dívida ativa da união.

Se o comprador for utilizar seu FGTS para financiar o imóvel, também são necessários os seguintes documentos:

  • Declaração do Imposto de Renda ou Declaração de Isento
  •  Extrato do FGTS atualizado
  •  Comprovante de residência
  •  Comprovante de ocupação laboral.

Os documentos do imóvel necessários para a realização do financiamento são:

  • Certidão negativa e folha de carnê de IPTU/TLP
  • Matrícula do imóvel (atualizada)
  • Certidão negativa de ônus reais.


Comente!




*Campos obrigatórios