Documentos para Financiar um Carro

Para comprar um carro através de financiamento, é necessário escolher a opção adequada dentre muitas disponíveis. Saiba aqui quais são elas e qual a documentação necessária.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Umas das maneiras mais viáveis de adquirir um automóvel, seja ele novo ou usado, é fazendo um financiamento, já que apenas uma parcela muito pequena da população tem condições de comprar à vista.

Existem diversas opções de financiamentos que se ajustam a cada tipo de comprador e é necessário analisar todos os pontos de cada uma dessas opções para verificar qual mais se encaixa com suas finanças e condições. Vale lembrar que em alguns tipos de financiamento os valores dos juros das parcelas podem chegar a 50% do valor real do carro, então, é importante fazer um planejamento cuidadoso antes da compra e, se possível, até mesmo dar um valor razoável de entrada para diminuir o número de parcelas e tornar o negócio mais leve e viável para o comprador.

Financiamento de Carro

Tipos de Financiamento

Existem vários tipos de financiamento para a compra de seu carro e você pode conferi-los abaixo:

CDC (Crédito Direto ao Consumidor): Durante todo o tempo deste financiamento, o carro ficará alienado, porém, no nome do cliente. A maior vantagem deste tipo de financiamento é a opção de adiantar os pagamentos das parcelas, assim você diminui os juros cobrados. É vantagem também para o vendedor, que receberá à vista o valor total da venda. Outro benefício é que esse financiamento pode ser usado tanto para carros novos como usados.

Leasing: Diferentemente do CDC, no financiamento pelo Leasing o carro fica no nome do banco, o que é mais seguro para o banco e, consequentemente, garante um custo bem menor para o comprador. Aliás, o Leasing não é exatamente um financiamento, mas sim um arrendamento, que funciona da seguinte forma: o banco compra o carro e faz o empréstimo do veículo para o cliente, que paga uma espécie de aluguel até o fim das parcelas. A vantagem disso é que o comprador não terá gastos com IOF. Por outro lado, não é possível repassar o carro durante o período de pagamento das parcelas para que outra pessoa assuma a dívida, como pode acontecer no CDC.

Financiamento por concessionária ou revendedora: Neste caso, os termos dependem do contrato de cada empresa. É essencial que o comprador pesquise bastante antes de fechar negócio, e consulte as simulações de crédito com o banco de sua preferência para evitar transtornos futuros.

Documentos para Financiar um Carro

Documentos Necessários para Financiar seu Carro

Para financiar um carro, a pessoa que deseja fazer o financiamento precisa apresentar os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Dados da conta bancária

Comente!




*Campos obrigatórios