Documentos para Comprar um Carro

Se você já possui sua carteira de habilitação e está pensando em comprar um carro, confira aqui as dicas necessárias para fechar negócio.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Após todo o processo de tirar a carteira de habilitação, que inclui a prova prática, prova teórica e toda a burocracia necessária, chegou a hora de finalmente comprar seu próprio veículo. Mas é preciso cautela e um planejamento adequado para não fazer a escolha errada ou se enrolar com dívidas. A compra de um carro exige escolhas que vão desde o tipo do veículo até as formas de pagamento que mais se encaixam em suas condições.

Escolha a melhor opção para você

A primeira coisa que é preciso ter em mente antes de começar a procurar pelo carro ideal nos classificados é os gastos que você terá para esse investimento. É importante colocar no papel todas as despesas: além do valor total do veículo, você terá gastos com IPVA (gasto anual, o valor dependerá do tipo de carro), com combustível (verifique se o veículo anda com álcool ou gasolina e qual dessas opções compensa mais para você) e com eventuais manutenções.

Comprar um Carro

Depois de concluir essa primeira etapa, você terá condições de escolher qual a melhor opção: comprar um carro novo ou um usado. Caso opte pelo carro usado, você terá que verificar, antes de comprar, quantos quilômetros o veículo já rodou, quantos proprietários já teve, se já sofreu algum acidente e o que já foi feito em relação à manutenção.

Apesar de o maior número de problemas registrados na compra de carros ser justamente ligado aos usados, esse tipo de compra garante mais chances de conseguir um bom negócio. Por isso, é necessário cautela e atenção a todos esses detalhes para o sucesso da compra do seu carro.  Você pode consultar a venda de carros usados com revendedoras, feirões, concessionárias especializadas e sites.

Já se a sua escolha for a de comprar um carro zero, a vantagem será não ter que se preocupar com problemas causados por proprietários anteriores e ter a garantia de fábrica. Porém, o custo costuma ser bem mais alto, por isso que muitas vezes compensa mais adquirir um bom carro usado.

Documentos para Comprar um Carro

Documentos necessários para a compra de um carro

Para comprar um carro novo:

  • CPF, RG e comprovante de residência.
  • Para tirar a documentação: cópia da nota fiscal do fabricante, formulário Renavam preenchido, via original da nota fiscal da concessionária ou revendedora ou via eletrônica impressa.

Para comprar um carro usado:

  • CPF, RG e comprovante de residência
  • Documentos que você deve exigir para a transferência do veículo para o seu nome: comprovante atual do pagamento do Seguro Obrigatório, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, comprovante atual do pagamento de IPVA, certificado de transferência datado e reconhecido em cartório, decalque do chassi do veículo.

Comente!




*Campos obrigatórios