Documentos para Alugar um Imóvel

Confira as dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez e os documentos necessários para fechar o negócio.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

Seja para sair da casa dos pais, abrir um negócio, casamento, mudança da família ou qualquer outro motivo, o aluguel do primeiro imóvel envolve vários detalhes e procedimentos para que ocorra tudo dentro dos conformes. Desde a busca do lugar ideal até a assinatura do contrato, é necessário estar atento aos direitos e deveres de ambas as partes, para evitar transtornos futuros.

Etapas do Processo de Locação

Processo de Locação

O local onde você irá alugar seu imóvel é um dos primeiros pontos a serem resolvidos antes de começar a procurar. Resolvido o problema com a localização, outra questão importantíssima é o orçamento mensal destinado ao pagamento do aluguel e despesas.
Depois dessas coisas resolvidas, é hora de começar a procura pelo imóvel ideal. É muito importante fazer uma vistoria em todas as visitas para verificar a condição do imóvel e se está tudo funcionando corretamente.
Com o imóvel escolhido, chega a hora de combinar com o locador qual será o tipo de fiança paga. A fiança é uma espécie de seguro que deve ser pago ao locador. São três os tipos de opções:

Depósito Caução: Deve ser aberta uma poupança no nome do locatário e locador e o inquilino deve depositar três meses de aluguel. No fim no contrato, caso esteja tudo certo, o inquilino pode receber de volta esse dinheiro.

Fiador: alguém que você terá que apresentar como garantia caso você não consiga pagar o aluguel, para que esse o faça. O fiador deve possuir um imóvel em seu nome de valor compatível com o que está sendo locado. Em alguns casos, é preciso comprovar renda de ambos: fiador e inquilino.

Seguro Fiança: É uma das opções mais caras, já que o locatário deve contratar uma empresa seguradora que entrará como a garantia do imóvel. O lado ruim é que esse seguro deve ser pago anualmente e, diferente do depósito caução, esse valor nunca será revertido para o inquilino. Por outro lado, com o seguro fiança não é necessário comprovar renda e também não precisa apresentar fiador.

Documentos Necessários para a Locação

Documentos para Alugar um Imóvel

Para a assinatura do contrato, o locador deve apresentar os seguintes documentos:

Se for pessoa física: carteira de identidade (RG), CPF (do casal, caso a pessoa seja casada), comprovante de residência e comprovante de renda.
Se for pessoa jurídica: carteira de identidade (RG) e CPF dos proprietários da empresa, balanço dos exercícios fiscais recentes, contrato social, Inscrição Municipal ou Estadual ou cartão de CGC.

Se necessário fiador, devem-se apresentar os mesmos documentos descritos acima mais a cópia do último IPTU e uma certidão da matrícula do imóvel, que pode ser emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis.



Comente!




*Campos obrigatórios