Documentos Necessários Para Assumir um Cargo Público por Através de Concurso

Saiba a lista de documentos que você deve ter em mãos para assumir um cargo público obtido através de concurso

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

O concurso público é um caminho cada vez mais trilhado pelas pessoas que estão procurando uma oportunidade de trabalho que dê estabilidade. Afinal de contas, hoje em dia o mercado de trabalho, apesar de estar bastante aquecido, muda constantemente. E é cada vez mais raro encontrar pessoas que estão há muitos anos dento de uma determinada empresa privada.

Mas o caminho para conquistar um cargo público é cada vez mais complicado. Se antigamente existiam mais vagas do que pessoas habilitadas para assumir, hoje em dia o quatro está invertido. Existem mais candidatos para a maioria das oportunidades que surgem no setor público. E cada vez mais os concursos exigem uma preparação maior, até mesmo para conseguir brigar com a concorrência.

E mesmo depois que as pessoas conseguem superar todos os outros candidatos, responder as questões das provas de forma correta e ver o seu nome na lista de aprovados, os profissionais ainda precisam passar por mais alguns procedimentos antes de efetivamente começar a trabalhar.

Para assumir as vagas os selecionados vão precisar apresentar uma série de documentos que são exigidos, além de comprovar condições físicas e mentais. Somente passando por estas últimas etapas é que as pessoas efetivamente estarão aptas a assumirem os cargos.

Como proceder

Antes de mais nada é preciso que os candidatos leiam atentamente o edital lançado para abertura do processo seletivo do concurso público. Muitas pessoas acabam lendo apenas as partes relacionadas a prova, como os conteúdos que serão cobrados. Mas é importante que os candidato entendam todos os procedimentos que serão adotados pela organização do concurso. Ali estarão descritas todos os passos que serão seguidos depois da publicação da lista de aprovado.

Os candidatos também poderão acompanhar as informações através dos sites das instituições responsáveis pela execução do concurso público. Através da internet os candidatos poderão conferir efetivamente o que está acontecendo com o concurso, quais são os prazos que estão sendo divulgados, as datas importantes para os candidatos, etc.

Fica impossível descrever e generalizar os procedimentos adotados depois das provas, porque cada concurso conta com suas particularidades. Alguns concursos vão exigir que os candidatos passem por exames físicos e psicológicos, outros vão exigir provas de títulos, outros vão direto para a apresentação dos documentos, e assim por diante. Todas estas informações estarão descritas com precisão no edital.

cargos públicos

Documentos

Da mesma forma que os procedimentos mudam de concurso para concurso, os documentos também serão diferentes. A relação sempre também está descrita no edital, inclusive o que permite que as pessoas providenciem eles antes mesmo de serem aprovadas.

Mas de uma forma geral existe uma lista de documentos que aparecem na grande maioria dos processos seletivos:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de casamento
  • Certificado de reservista
  • Título de eleitor com comprovantes das últimas votações
  • Históricos escolares, certificados, diplomas e quaisquer outros documentos que comprovem o grau de instrução exigido para a vaga.

Comente!




*Campos obrigatórios