Documentos Necessários Para Abrir Conta Corrente

Quais os documentos necessários para abrir uma conta corrente

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Ter uma conta corrente não é mais uma opção para a grande maioria das pessoas que vivem no Brasil. Além do trabalhadores que precisam receber o seu salário através do depósito, muitas pessoas desempregadas que dependem dos programas sociais do governo também precisam ter uma conta corrente para conseguir ter acesso ao dinheiro.

Hoje em dia abrir uma conta corrente em qualquer banco não pode ser uma tarefa das mais complicadas. Existe uma lei que garante que todos os brasileiros que tenham mais de 18 anos tem o direito de ter uma conta corrente gratuita em qualquer banco. Mas o banco decide se vai liberar algumas linhas de crédito que geralmente estão juntas no pacote da conta corrente, como cartões de crédito e cheque especial.

conta corrente

Mas fora estas linhas de crédito, os clientes possuem o direito de exigir do seu banco um pacote simples de conta corrente que conta com alguns serviços, como a possibilidade de até quatro saques por mês, dois extratos e 10 folhas de cheque, sem ter que pagar nada por isso.

Hoje em dia existem também algumas modalidades de contas chamadas digitais, que são destinadas as pessoas que fazem movimentações somente pelos meios eletrônicos, como internet e bancos 24 horas.

Documentos necessários

A quantidade e os tipos de documento solicitados para abertura de uma conta corrente bancária pode mudar de instituição para instituição, mas alguns documentos são solicitados em todas a agências, como carteira de identidade com o número do CPF e comprovante de residência. Este último pode ser uma conta de água, luz ou telefone. Também pode ser uma declaração do dono da casa que comprove que a pessoa está morando lá.

Muitos bancos também pedem que o cliente tenha um comprovante de renda. Este comprovante pode ser tanto os contracheques da empresa como também uma declaração emitida pela empresa dos ganhos. A carteira de trabalho é um documento bastante exigido quando a pessoa é indicada a um determinado banco pela empresa para receber o seu salário por lá.

Como abrir a sua conta corrente

documentos para conta corrente

A abertura da conta corrente é um procedimento que deve ser feito pela própria pessoa indo até qualquer agência do seu banco escolhido. Em alguns casos os clientes poderão encontrar agências que atendem para abertura de contas somente em determinados horários, por isso é importante que as pessoas pesquisem efetivamente antes de se dirigir até o local.

Feito isso os clientes conversarão com o gerente ou o pessoal responsável pela abertura de contas. É muito importante que no momento da abertura da conta os clientes tenham a informação do gerente que será responsável pela sua conta.

O procedimento geralmente leva em torno de 30 minutos a partir do momento que a pessoa é atendida pelo gerente. Na grande maioria dos casos os clientes já saem com os números e os dados da conta, mas deverão aguardar alguns dias para receber o cartão que vai permitir a movimentação. Este pode ser enviado para a casa do cliente ou então retirado na agência no prazo estipulado.



Comente!




*Campos obrigatórios