Documentos Necessário para Conseguir Crédito Imobiliário

Conheça os procedimentos necessários para conseguir crédito imobiliário

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos de Imóveis

Todo o tempo de duração da solicitação de financiamento realizada, desde a sua primeira simulação até a liberação de recursos ao vendedor do imóvel varia bastante conforme cada uma das instituições financeiras. O prazo varia de 30 a 45 dias para finalizar a operação. Com isto, em alguns bancos o processo poderá ser finalizado em pelo menos 15 dias, apesar disto ser mais raro de acontecer. Em algumas instituições por outro lado a liberação dos seus recursos demora bastante e poderá levar pelo menos três meses.

comprar imóvel

Como Começar a solicitação do processo

  1. Para começar, é interessante realizar pelo menos quatro simulações em instituições distintas. E na maioria das vezes, elas oferecem os serviços em sites, com todo este levantamento em mãos, você terá como saber um valor máximo a ser financiado e quanto terá de dar de entrada para comprar o imóvel.
  2. Uma dica interessante é procurar realizar uma solicitação no banco que você é cliente, desta forma você irá ter alguns conhecimentos sobre a sua renda na agência, mas nunca fiquem restritos a isto, outros bancos poderão oferecer melhores vantagens.
  3. Após a simulação, como é feita a aprovação de crédito.
  4. Para contratar o crédito, é um processo um tanto rápido, desta forma o agente bancário realiza uma nova simulação.
  5. Em seguida caso o cliente queira solicitar a aprovação é preciso ter alguma documentação exigida. Dentre as documentações solicitadas podemos citar os contracheques para comprovação de renda, histórico de cartões de créditos, comprovantes de outros tipos de investimentos e ainda outros documentos diversos que o banco lhe pedir.
  6. A situação do cliente com as instituições financeiras como o SPC e a Serasa também podem ser verificadas, assim é possível também existir algum tipo de impedimento para liberações de créditos.

crédito imobiliário

Agora vamos à contratação do crédito

Esta é a etapa final do processo para ter o crédito imobiliário e tem início com uma entrega de documentação, saiba o que acontece a seguir:

  • Com toda a documentação entregue pelo cliente, o banco oferece um início de análise jurídica de todos os documentos. A documentação varia de banco para banco.
  • Além disto, vale citar que dentre os documentos, os bancos solicitam ainda uma avaliação do imóvel que foi escolhido, por exemplo, se ele for utilizado, feita por um engenheiro que acaba determinando o valor de compra e venda. Seus custos de avaliação são do cliente que solicitar o financiamento.
  • Caso não sejam encontradas restrições de documentação todo o contrato é redigido.
  • Em seguida, o comprador é chamado para assinar os contratos.
  • Depois de toda a assinatura realizada na agência bancária que você escolher o cliente poderá levar os contratos para o Registro de Imóveis.
  • Em seguida, o comprador leva os contratos que foram registrados para o banco o que mostra que ele poderá realizar o pagamento para o vendedor deste imóvel.
  • Assim que fizer 30 dias da assinatura do contrato, o comprador começará a receber a primeira prestação do financiamento respeitando a quantidade de anos que ele o fizer. O prazo máximo é de 40 anos.


Comente!




*Campos obrigatórios