Documentos e Transferência de Veículo

Tudo sobre a transferência de veículos e quais os documentos necessários para fazê-la

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos de Veículos

A grande maioria das pessoas, quando compram um carro, seja ele novo e usado, acaba pensando que um dia pretende se desfazer daquele veículo para comprar um novo. Afinal de contas, trata-se de um bem de consumo caro e que pode ser comprado a um investimento. Mas ao contrário dos imóveis, um carro nunca vai se valorizar com o passar do tempo, muito pelo contrário, ele perde valor.

Por isso que muitas pessoas não gostam de ficar muito tempo com o seu carro, já que quanto mais tempo se passa menos ele vai valer, e consequentemente mais dinheiro o proprietário terá que desembolsar para conseguir comprar um carro novo.

veículo

E neste processo de compra e venda de veículos existem uma série de tramites legais que devem ser cumpridos para que um carro efetivamente possa ser vendido para outra pessoa. Este processo chama-se Transferência de Propriedade de Veículo.

Quando pessoa que compra um carro e se torna titular e responsável por este veículo, passa também a responder pelas multas e pelos impostos que devem ser pagos que são gerados justamente por estes carros. Caso a pessoa venda o carro e não passe para o nome de quem comprou, ela poderá ter problemas já que todos os pagamentos chegarão em seu nome.

Por outro lado, quando uma pessoa compra um carro e não possui os documentos em seu nome, ela passa a não ter direito nenhum sobre o veículo, o que vai impedir qualquer tipo de negociação futura.

Documentos necessários

Para fazer esta transferência as pessoas precisam se dirigir até um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) na sua cidade. Ela pode também repassar esta responsabilidade para um profissional que fará todos os trâmites legais.

Feito isso, existem uma lista de documentos que devem ser apresentados para que a titularidade do carro seja transferida para quem comprou o veículo:

  • Documentos oficias em cópias autenticadas. É necessário que as pessoas levem a sua carteira de identidade, o seu CPF e também um comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador, com o preço de venda e a firma reconhecida por autenticidade;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas ­ todos fornecidos pelo ex-proprietário;
  • Chassi do carro

Recomendações

carro transferido

Em qualquer situação de venda de carros, é importante que as pessoas prestem atenção a alguns problemas que podem surgir durante o processo e também o que pode ser feito para que os mesmos sejam evitados.

Qualquer pessoa que vende um carro precisa ficar com uma cópia autenticada do documento de transferência já preenchido com os dados da pessoa que comprou o carro. Além disso, é importante que a pessoa que vendeu o carro comunique imediatamente a negociação0 em um CRVA. Isso é importante porque a pessoa que compra pode fazer a transferência em até 30 dias, e neste período qualquer problema que acontecer com o carro ainda é de responsabilidade do antigo dono.

Comente!




*Campos obrigatórios