Dicas Para Escrever Um Email Corporativo

Veja algumas dicas para escrever um email corporativo

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Jurídica

O e-mail é uma excelente ferramenta de comunicação, utilizada hoje em dia tanto nas comunicações pessoais quanto também nas relações profissionais. A ferramenta tornou todo o processo de troca de informações muito mais rápida e prática. Além disso, enviar um e-mail também é uma das formas de comunicação mais baratas que existe.

Com a forte presença da internet, hoje em dia todo mundo possui, pelo menos, uma conta de e-mail. E esta proximidade com a ferramenta muitas vezes fazem com que os usuários adquiram alguns vícios que podem ser prejudiciais. Por exemplo, um e-mail geralmente possui um tom mais informal quando as pessoas utilizam na sua esfera pessoal. Mas quando esta ferramenta é utilizada no ambiente profissional a figura muda completamente.

email corporativo

O e-mail é considerado como um documento dentro das empresas, inclusive serve como comprovação de uma série de procedimentos dentro do ambiente corporativo, inclusive sendo levado em conta pela justiça em casos de disputas futuras. Além disso, o e-mail pode ser o contato principal entre a empresa e seu cliente ou futuro cliente, ou ainda com seus parceiros.

Por isso é de fundamental importância que as pessoas entendam que no trabalho o e-mail precisa ser utilizado com alguns pontos de atenção.

Confira algumas dicas para conseguir escrever e-mails mais profissionais dentro do ambiente corporativo.

Cuidado com o que é escrito

Lembre-se antes de começar a escrever qualquer e-mail dentro de um ambiente profissional que ele poderá ser utilizado como um documento, e portanto tudo que está ali tem uma grande importância. Tenha cuidado antes de prometer ou citar qualquer coisa que possa causar problemas no futuro.

Além disso, como todo documento, é importante que a pessoa consiga, pelo título, saber do que se trata. Portanto, seja objetivo e não subjetivo na hora de escolher o assunto.

Respeito

Como as pessoas estão enviando e-mails em um ambiente de trabalho, é importante demonstrar respeito por qualquer pessoa que seja. É claro que existem determinadas pessoas que acabamos criando um laço mais forte dentro do ambiente de trabalho que acaba dispensando formalidades, mas a regra geral é ser respeitoso.

Além de utilizar as expressões de tratamento adequadas, é muito importante que as pessoas também se atentem para algumas regras que são criadas no ambiente virtual justamente neste tipo de comunicação. Por exemplo, jamais escreva em caixa alta, pois dá a impressão de que o remetente está gritando.

Cordialidades

Enviar um e-mail respeitoso não significa que a pessoa tenha que ser fria igual uma pedra de gelo. É muito importante que também seja uma mensagem cordial. Palavras como “prezado” e “atenciosamente” são muito recomendadas.

Quando a pessoa já possui um grau um pouco maior de intimidade, outras expressões também podem ser inclusas, como bom dia ou boa tarde, ou ainda abraços no final da mensagem.

emails

Objetivo

Hoje em dia as pessoas simplesmente não possuem tempo de ler e-mails gigantescos. O ideal é ser claro e objetivo na mensagem, e sempre que precisar mandar um documento ou algum texto mais extenso, como uma ideia, projeto ou proposta, é melhor ser enviado em um arquivo anexo.

Comente!




*Campos obrigatórios