Como Transferir Conta de Luz Para Outro Nome

Quando a pessoa muda de endereço, uma das primeiras coisas a fazer é transferir a titularidade da conta de luz.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

Algumas contas são básicas em qualquer residência, sendo elas: água e luz. Sem estes serviços, é difícil conviver e provavelmente você não conseguirá realizar praticamente nenhuma tarefa doméstica, como um simples banho. Estar em dia conta a conta de luz é importante, esta é uma despesa fixa e faz parte do orçamento dos moradores. Caso more de aluguel ou se mude de residência é preciso verificar como transferir conta de luz para outro nome.

O que devo fazer para solicitar a transferência de nome na conta de energia elétrica?

O primeiro passo é procurar a agência da companhia de energia responsável pela sua região. Com a internet ficou mais fácil obter informações e mais rápido. Busque o portal da empresa que fornece energia para sua residência e, provavelmente, encontrará as informações sobre a transferência da conta de luz. Caso não haja informações no site, vá até o posto de atendimento ou ligue para a empresa. Provavelmente será preciso selecionar alguns documentos para transferir. Algumas agências fazem o processo de forma online, por isso é importante verificar.

Transferir Conta de Luz

Transferência Pessoa Física

Para passar a conta de uma pessoa para outra, existe uma diferença dos documentos necessários da pessoa física e jurídica. Por exemplo, quem utiliza os serviços da EDP Escelsa precisa ir até uma de suas lojas com os documentos: CPF (original), Carteira de Identidade (RG), faturas quitadas, se existirem, contrato de locação com reconhecimento de firma ou escritura ou ainda, compromisso de Compra e Venda registrada em cartório.

Em caso de solicitação formulada por terceiros, é preciso apresentar documentos originais (CPF e Carteira de Identidade) do procurador; procuração com reconhecimento de firma em cartório; cópia autenticada dos documentos do novo titular da fatura (CPF e Carteira de Identidade).

Transferência Pessoa Jurídica

Para pessoa jurídica, os procedimentos também envolvem ir até um dos postos de atendimento com documentos originais. Para quem utiliza os serviços da EDP Escelsa, precisa levar Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), original ou cópia autenticada; inscrição Estadual ou Municipal (original ou cópia autenticada); fatura de energia; débitos quitados.

É preciso também o contrato de locação com reconhecimento de firma ou escritura ou Compromisso de Compra e Venda registrada em cartório; contrato ou estatuto e documentação que habilite o representante legal da empresa (alteração do contrato ou ata de nomeação – original ou cópia autenticada). O representante da empresa deverá ser identificado pela apresentação do RG e CPF (originais).

Quanto tempo leva para transferir a conta de luz?

Os documentos citados dificilmente mudam conforme a agência fornecedora de energia elétrica. A maioria das empresas não oferece o serviço de transferência pela internet. Outras já oferecem e pode ser feito inclusive por telefone, por isso é importante consultar sua agência e verificar.

Os prazos para transferência podem variar de cidade para cidade, mas a média é de 20 dias úteis após a solicitação, caso não exista nenhum débito em aberto. Em caso de débitos, os mesmos terão que ser quitados para conclusão da transferência.

Fornecedores de Energia Elétrica

Principais Fornecedores de Energia Elétrica

Todo estado possui seu próprio fornecedor de energia elétrica, este por sua vez, distribui para outras agências. Por exemplo, em São Paulo o fornecedor é a CESP (CESP) que possui subsidiarias como a Eletropaulo e Elektro que faz a distribuição em cidades. Outras grandes distribuidoras são Light (Rio de janeiro), Coelba (Bahia), Cemig (Minas Gerais), CEB (Brasília), entre outras. Através do site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) , é possível conhecer outros fornecedores de energia.

Considerações Finais sobre a transferência de titularidade de conta de energia elétrica

Transferir a conta de luz é algo importante a se fazer quando se muda de residência ou de locação no caso de empresas. Isso evita débitos indevidos ou que o nome do titular fique com restrições pela falta de pagamento. Além de transferir a conta através dos portais das agências, é possível, na maioria delas, consultar o consumo do seu imóvel nos últimos meses.

2 comentários

  1. Camila Santos (18/06/2013)

    Olá boa tarde,essas informações serve para todos os estados???

  2. Alexandre Rodrigues Dos Santos (14/02/2014)

    adorei o site

Comente!




*Campos obrigatórios