Como Tirar Visto Americano

Se você quer viajar para os EUA, é preciso ter o Visto Americano. Confira aqui quais são os passos necessários para solicitá-lo.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Para o viajante brasileiro que deseja entrar nos Estados Unidos, é necessário o cumprimento de algumas etapas para a solicitação do Visto Americano, que será anexado ao passaporte do viajante e lhe dará permissão legal para entrar no país durante um determinado período.

O processo já foi considerado um dos mais difíceis, mas agora diversas mudanças estabelecidas desde o dia 30 de abril de 2012 tornaram-no um pouco mais simples e o tempo de espera também bem menor.

Visto Americano

Tipos de Visto

Existem diversos tipos de visto que podem ser solicitados dependendo dos seus objetivos nos Estados Unidos. Os vistos mais comuns são os de turismo e de negócios, que podem valer por até 10 anos e devem ser renovados após esse período.

Os tipos de visto são os seguintes:

  • B-1 (para negócios)
  • B-2 (para turismo)
  • C-1 (para trânsito apenas)
  • F-1/F-2 (para estudante)
  • J-1/J-2 (para programa de intercâmbio)
  • M-1/M-2 (para estudante vocacional)

Como Tirar o Visto

Para tirar o Visto Americano, é necessário basicamente preencher o formulário chamado DS-160, pagar a taxa e comparecer à embaixada ou consulado dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, existem consulados dos Estados Unidos apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e a embaixada fica em Brasília. O solicitante do visto poderá escolher o local de sua preferência.

Antes de iniciar o processo de solicitação do Visto Americano, é fundamental possuir um passaporte válido. O ideal é que ele possua validade de pelo menos seis meses a partir da data que você planeja viajar.

Como Tirar Visto Americano

Veja os passos necessários para tirar o Visto Americano:

  1. Preencher o formulário DS-160, que pode ser acessado através deste link.
  2. Agendar a entrevista em um dos consulados ou embaixada disponíveis através deste site ou através de um dos telefones disponíveis aqui.
  3. Pagar a taxa única de 160,00 dólares para a solicitação do visto de turismo ou negócios. Para outros tipos de visto as taxas variam (veja aqui). As formas de pagamento são: cartão de crédito no próprio site do agendamento da entrevista, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário.
  4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) que tenha marcado em seu formulário anteriormente (existem CASVs em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), onde serão coletados seus dados biométricos (impressões digitais e foto). Tenha em mãos seu passaporte, uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160.
    Esta etapa é dispensável para pessoas acima de 66 ou com até 15 anos.
  5. Comparecer à entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Novamente, tenha em mãos seu passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 com o código de barras e outros documentos que possam ser necessários para provar seu vínculo com o Brasil.

Há casos em que o recolhimento dos dados biométricos é feito no mesmo dia e local da entrevista. Fique atento. Cumpridas essas etapas, basta aguardar e dentro do período de 10 dias seu passaporte deverá chegar ao local indicado por você com a resposta da aprovação ou não da sua solicitação de Visto Americano.



Comente!




*Campos obrigatórios