Como Tirar Carteira de Motorista

procedimentos necessários para tirar CNH

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Para muitas pessoas, principalmente para adolescentes que se tornam adultos, tirar uma carteira de motorista é praticamente um rito de passagem, o que é um grande símbolo de liberdade de ir e vir praticamente. Ela é a grande prova de que você está apto para conduzir o seu veículo com tranquilidade e segurança. Por isso confira a seguir como tirar a sua primeira carteira de motorista e tire todas as suas dúvidas.

habilitação para motorista

O que é a CNH?

A CNH ou Carteira Nacional de Habilitação nada mais é do que um tipo de documento oficial e também de porte obrigatório para qualquer condutor de veículos automotores e terrestres. Com isto a CNH oferece diversas informações sobre a naturalidade do condutor, a filiação, além de necessidades especiais e a foto do mesmo. Este é um documento oficial que tem tanto valor como uma carteira de identidade.

Apenas de pensar em tirar a primeira carteira de motorista as pessoas ficam muito nervosas, mas apesar disto o processo apesar de ser trabalhoso é muito fácil de se fazer e acima de tudo é objetivo. Por isso confira a seguir algumas dicas de como tirar a sua primeira CNH.

Requisitos para tirar a carteira de motorista

Primeiramente é preciso que o usuário tenha 18 anos completos, além de ter em mente a categoria pretendida.

Se for a Categoria A o condutor será habilitado para conduzir veículos de duas ou três rodas.

Se for a Categoria B ela habilita a condução de um veículo motorizado desde que tenha mais de três rodas e não exceda três mil e quinhentos quilos, a lotação máxima deve ser de oito lugares.

Na Categoria C podemos dizer que neste caso o condutor fica habilitado para transportar cargas onde seu peso bruto possa exceder pelo menos 3500 quilos.

carteira de motorista

O que fazer a seguir?

É preciso em seguida se encaminhar a uma autoescola com documentos de identidade, cpf, comprovante de residência original e todas as suas cópias, além disto é preciso ter uma foto 3×4 recente.

No processo da autoescola você recebe informações de taxas que serão pagas e poderá agendar os exames precisos para realizar o início do curso, o exame médico, e psicológico. Estes exames são realizados em clínicas credenciadas e é importante se levar uma foto 3×4 ou tirar no local pois ela irá aparecer em sua habilitação.

Sendo aprovado nos exames você assiste às aulas de legislação na autoescola. É importante se ter 45 aulas abordando temas ligados para o meio ambiente e legislação, além de sinalização, mecânica, placas de trânsito, entre outros.

Depois disto você realiza um exame teórico, existem nos sites dos DETRAN de todas as regiões simulados para lhe ajudar neste sentido.

Se for aprovado no exame teórico irá receber uma licença para realizar as aulas práticas, elas que devem ser pelo menos 20.

Tenha atenção nas aulas práticas

É importante prestar muita atenção nas dicas do instrutor e na hora do exame não basta apenas saber conduzir, é importante mostrar o que sabe, por isso tenha bastante atenção ao olhar retrovisores, para trás e dar sinal ao sair.



Comente!




*Campos obrigatórios