Como Tirar 2ª Via de CPF

O CPF é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro, portanto, caso você não tenha mais o seu, solicite a 2ª via o mais rápido possível.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal brasileira e é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro. Ele consiste em um número de onze algarismos (os dois últimos são os dígitos verificadores) que é único e imutável para cada contribuinte. A apresentação desse documento é necessária na maioria das operações financeiras e em diversas outras situações em que a comprovação da identidade do cidadão é necessária.

Dada a importância desse documento, em casos de perdas ou roubos é extremamente necessário que seja solicitada a segunda vida do CPF, além do registo de um boletim de ocorrência em uma delegacia, por segurança e para evitar possíveis problemas futuros.

CPF

Atualmente, tornou-se bastante simples solicitar a segunda via do CPF, podendo ser feita de forma presencial ou até mesmo online, imediatamente imprimindo sua segunda via de CPF válida em todo o território brasileiro.

2ª Via de CPF Online

Para tirar a segunda via do CPF online basta ir diretamente ao site da Receita Federal e preencher o formulário (clique aqui para acessar). A segunda via fica pronta na hora e gratuitamente. Os documentos necessários para esse processo são:

  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Número do Título de Eleitor
  • Números dos recibos do ano vigente e do ano anterior que comprovam a entrega de suas Declarações do Imposto de Renda (DIRPF) (apenas para quem declara imposto de renda)

2ª via do CPF

Depois de fornecer essas e outras informações pessoais necessárias para o preenchimento do formulário, basta imprimir a segunda via do seu CPF e ela já terá validade plena em todo o território nacional.

2ª Via de CPF Presencial

Para fazer a solicitação da emissão da segunda via do CPF de forma presencial, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Agências dos Correios tendo em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG)
  • Comprovante da inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF)

No caso de pessoas menores de 16 anos e ou sujeitas à guarda judicial, é necessário os seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG)
  • Documento de identificação do representante legal (RG)
  • Comprovante do direito de representar o menor
  • Comprovante da inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Depois de apresentar todos esses documentos, basta pagar a taxa necessária e o comprovante de inscrição já será gerado imediatamente. É importante lembrar que desde junho do ano passado a Receita Federal não está mais emitindo o cartão plástico do CPF, mas apenas imprimindo o comprovante de inscrição, que possui a mesma validade do cartão.



1 comentário

  1. Deivis

    como faço pra tirar o Comprovante da inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) se eu não lembro o numero? Perdi todos os meu documentos.

Comente!




*Campos obrigatórios