Como Tirar 2ª Via de Conta de Luz

Descubra aqui quais as empresas e cobranças envolvidas na conta de luz e como tirar segunda via do documento se necessário.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

Para que a energia elétrica possa transitar pelas diversas partes do país, o Brasil conta com o SIN – Sistema Interligado Nacional, que é o padrão do sistema elétrico nacional e usa uma grande rede de transmissão para distribuir a energia. As empresas que participam do sistema elétrico são as geradoras (produtoras de energia), as transmissoras (que, do ponto de geração, transportam a energia para os centros consumidores) e, por fim, as distribuidoras (que distribuem a energia entre os consumidores finais). Os órgãos envolvidos nesse processo são os seguintes: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a agência e a secretaria de energia correspondente pela fiscalização em cada Estado.

2ª Via da Conta de Luz

Entenda o que está envolvido na cobrança da luz

Em cada Estado brasileiro, a tarifa de luz tem um valor diferente, pois este é definido pela região em que cada empresa distribui a energia. A conta de luz envolve três custos:

  •  Geração de energia: determinado pela ANEEL em leilões públicos, é o valor da compra pelas distribuidoras para revender aos consumidores.
  •  Transporte de energia até as casas via fiação, transmissão e distribuição.
  • Encargos e tributos: na conta de luz, são cobrados dos usuários alguns tributos, como tributos federais (PIS, COFINS), tributos estaduais (ICMS), tributos municipais (COSIP ou CIP), e encargos setoriais diversos, como Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos (CFURH), Conta de Consumo de Combustíveis (CCC),  Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE), Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D) e outros. Todo o valor arrecadado desses encargos e tributos é repassado, pelas respectivas empresas arrecadadoras, aos cofres públicos.

Tirando a 2ª via da conta de luz

Tirando 2ª Via da Conta de Luz

Caso você precise de uma segunda via da sua conta de luz, os procedimentos para tirar o documento são bastante simples. Para conseguir a segunda via pela internet, é preciso ter em mãos o CPF do titular da conta ou CNPJ da empresa e o número de instalação/medidor. Depois, é só acessar o site da empresa responsável pela energia elétrica da sua cidade, preencher os dados e imprimir a conta. Em algumas empresas, é possível também solicitar o envio pelo correio, mediante a cobrança de taxa de serviço.

Mas se você preferir retirar a segunda via da sua conta de luz pessoalmente, basta comparecer ao posto de atendimento da empresa elétrica de seu município, em horário comercial, e tendo em mãos, também, CPF do titular da conta ou CNPJ da empresa e o número de instalação/medidor.



2 comentários

  1. neurilene santos do nascimento

    quero a segunda via da conta de luz

  2. Pedro Reinz

    Estou em Joinville fazendo um tratamento vou voltar dia vinte de novembro minha luz foi cortada. Como sou idoso moro sozinho a guardo a 2via por favor aguardo retorno.

Comente!




*Campos obrigatórios