Como Tirar 2ª Via de Conta de Água

Descubra como tirar a segunda via de sua conta da água e quais as informações obrigatórias que devem constar no documento.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

O fornecimento de água no Brasil é de responsabilidade de companhias de água e saneamento estaduais (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais) ou municipais (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). Todas as empresas estatais e a maioria das municipais são públicas. O órgão público responsável pela gestão de recursos hídricos é a ANA – Agência Nacional de Águas, atrelada ao Ministério do Meio Ambiente.

Informações sobre sua conta de água

O consumo de água em cada imóvel é medido através de um equipamento chamado hidrômetro, que também ajuda a evitar o desperdício. Quando o imóvel está sem o aparelho temporariamente, seja por furto, danificação ou outro motivo, a cobrança é feita a partir da média dos 12 meses anteriores.

Tirar 2ª Via da Conta de Água

As tarifas de consumo de água são calculadas seguindo alguns critérios: categorias de uso, condições socioeconômicas dos usuários residenciais, faixas de consumo, número de economias (unidades consumidoras) e características de demanda e consumo. Algumas dessas informações devem constar na sua conta de água, além de outros pontos que devem ser observados pelo consumidor: consumo em m³, economias/categoria (identificação do seu imóvel, se é comercial ou residencial e a quantidade de imóveis abastecidos), mês de referência, discriminação dos serviços, número do hidrômetro, histórico de consumo e data das leituras da água.

Para evitar o consumo excessivo da água e, assim o aumento desnecessário do valor da conta, é importante estar atento aos possíveis vazamentos nas instalações, observando, por exemplo, se as torneiras estão pingando, se a descarga está funcionando corretamente ou se o chamado “ladrão” da caixa d’água não está vazando por causa de um possível mau funcionamento da boia.

Como tirar 2ª via da conta de água

2ª Via da Conta de Água

Para tirar a segunda via de sua conta de água, é preciso procurar a empresa responsável pelo fornecimento no seu município. Pela internet, é possível imprimir o documento nas agências virtuais disponíveis nos sites das companhias.

Pelo telefone também é possível requisitar a segunda via da conta de água, ligando para o número correspondente à empresa de água do seu município e pedindo para que eles lhe enviem a conta por e-mail ou pelo correio.

Você também pode ir pessoalmente até as agências de atendimento das empresas em horário comercial. Para conseguir a segunda via da conta de água, é necessário apresentar os seguintes documentos: RGI (registro geral do imóvel) ou matrícula do imóvel (esse número pode ser encontrado nas contas anteriores) e o endereço completo (rua, número, bairro, cidade e CEP). Algumas empresas também podem solicitar o número do hidrômetro.



Comente!




*Campos obrigatórios