Como Proceder Quando Se Tem Documentos Roubados

Saiba o que fazer nessa situação

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Depois que ocorre uma situação de roubo, além de toda a situação de estresse que é percebida, é possível se encontrar dificuldades por outros motivos. Os criminosos podem utilizar os seus pertences para realizar outros crimes, e você é quem terá uma grande dor de cabeça. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como se proteger deste problema.

Fui roubado ou perdi talão e cheques e cartões de crédito ou débito, o que fazer?

Primeiramente, se você não conseguir imediatamente ir a uma delegacia, que aliás, é a primeira coisa a ser feita, procure sustar os cheques de forma provisória por e-mail ou ainda por telefone junto ao banco. No caso de cheques, procure também informar os órgãos de proteção ao crédito e ainda informe todos os números dos cheques que foram roubados.

documentos roubados

Vá a uma delegacia

Chegando à delegacia, você deverá oferecer algumas informações como o nome do banco, a agência e número de sua conta corrente além das numerações de folhas do talão de cheques que foi perdido ou mesmo furtado.

Para evitar este problema, procure se prevenir, carregue poucas folhas de cheques e não as tenha assinadas, mantenha também o talão separado de outros tipos de documentos pessoais.

Fui roubado ou perdi documentos, o que fazer?

No caso de ter perdido ou sido roubado em documentos diversos como rg, cpf, carteira de habilitação, entre outros, procure diretamente ir a uma delegacia mais próxima e o mais rápido possível registrando um boletim de ocorrência. Depois disto, procure informar ao SPC e ao Serasa sobre o que aconteceu.

Você também possui a alternativa de registrar ocorrências em alguns casos pela internet.

Casos específicos para ir exclusivamente à delegacia

Para o caso de documentos pessoais, é importante se informar todos os números dos documentos como RG e CPF. Caso sejam documentos do veículo procure especificar os documentos furtados ou perdidos.

É importante também se informar ao SPC e ao Serasa

Vale a pena se registrar um alerta juntamente com órgãos como o SPC e a Serasa sobre uma perda ou ainda roubo de documentos, desta forma você poderá evitar algumas fraudes que envolvem o seu nome e também os seus documentos utilizados.

Para tudo isto basta apenas se acessar o site do Serasa e seguir algumas instruções, é possível também se informar através do telefone pelo número (11) 3373-7272 no caso do estado de São Paulo. Consultando o endereço do site é possível se verificar o número de sua região.

Atenção ao cadastramento no SPC

perder documentos

É interessante citar que este cadastramento acaba não impedindo a inclusão de pendências em bancos de dados da Serasa, e por isso o alerta de cheques deverá estar disponível nos bancos de dados do Serasa por apenas três dias úteis.

Caso você queira tornar este aviso permanente, procure a sua agência bancária e suste os cheques. Se por acaso o documento for de um menor de idade, a sua formalização deverá ser assinada por um responsável, explicando toda a situação já que o documento pertence a um menor de idade.



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