Como Pegar o Diploma Quando a Escola Fechou

Saiba como pegar seu diploma se a escola que você frequentava, fechou.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Você fez aquele curso dos seus sonhos, ficou anos estudando, e se formou. Mas acabou não tendo tempo nem dinheiro para tirar o seu diploma, e de repente você precisa dele para trabalhar, quando chega na escolha ela fechou, e agora? O que fazer? Como podemos pegar o diploma? A seguir você irá entender como funciona todo este processo.

diploma escolar

Estou sem diploma, onde tenho de ir para o solicitar?

Primeiramente é importante se ir a Secretaria da Educação do seu Estado já que lá eles terão acesso a todos os seus documentos e seus arquivos da escola que não existe mais. Além disto a Secretaria da Educação irá lhe informar sobre todos os procedimentos legais para que você possa pegar o seu certificado, e seu diploma de conclusão de curso, desde que o curso seja regulamentado é claro. Caso o curso não seja regulamentado não é possível se ter este tipo de exigência.

Qual o procedimento de solicitação caso a escola tenha fechado

O procedimento correto iremos citar a seguir, confira as informações:

Primeiramente é preciso se juntar o CPF, a identidade, conta de luz ou telefone e também qualquer tipo de documento da escola que acabou fechando. Em uma folha de tamanho A4 é importante que você preencha seus dados como cpf e rg dizendo que precisa urgentemente do diploma para trabalhos ou para concursos se este for o caso, a carta precisa ser escrita de próprio unho.

Se existir uma unidade do Poupa Tempo na sua cidade é possível se procurar por atendimentos de abertura de processos.

E ainda nos setores de protocolo procure solicitar uma abertura de Certificado e Histórico escolar autenticados de escolas extintas, desde que você tenha concluído os estudos. Caso você não tenha concluído procure solicitar o histórico escolar e declaração autenticados.

Qual o direito do aluno neste sentido?

Todos os cursos de pós graduação por exemplo são considerado como prestação de serviços educacionais com uma finalidade de oferecer formações e especializações. E toda a prestação de serviços tem uma proteção pelo Código de Proteção ao Consumidor. Além disto os alunos que fazem um contato e o serviço não foi prestado precisam receber algum retorno. O estudante pode até mesmo ser ressarcido dos seus valores.

escola

Muitos estudantes de várias instituições no Brasil estão neste mesmo dilema, e devem procurar o Procon para prestar uma denúncia, portando todos os contratos e pagamentos que foram feitos para a escola. Esta é uma forma de se resguardar frente ao Código de Defesa do Consumidor. Além disto na área de Direito Civil é possível que o aluno solicite danos morais já que houve uma projeção de carreira em um aprendizado e este não foi validado.

Os alunos interessados poderão procurar por um Procon mais próximo mas o ideal é também se realizar um boletim de ocorrência informando assim que a escola não atende mais na cidade e que nenhuma informação que seja clara ou objetiva é passada pela empresa de prestação de serviços.

Comente!




*Campos obrigatórios