Como Fazer a Carteira do Artesão

saiba como fazer sua carteira de artesão e receber os benefícios dela

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Artesão é considerado todo o profissional que trabalha com a confecção de produtos utilizando um processo manual, ou seja, sem o envolvimento de mecanização e indústria em todo o processo. Como não é possível utilizar nenhum tipo de maquinário, os trabalhadores precisam de uma série de habilidades manuais.

Trata-se de uma das profissões mais antigas da história da humanidade, mas por incrível que pareça, até poucos anos atrás este profissional não era reconhecido pela sociedade e pelo sistema de um modo geral como trabalhadores, portanto não tinham acesso a uma série de benefícios e direitos que outras pessoas que trabalham possuem.

artesanato

Mas com a evolução de uma série de leis trabalhistas, o artesão também passou a ser reconhecido como um importante profissional, e por isso também ganharam uma série de direitos. Um dos mais importantes é o fato de começar a ser reconhecido como uma profissão que poderia ser inserida em determinados programas, como o Empreendedor Individual.

Além disso, criou-se um sistema que permite a qualquer profissional que trabalhe com artesanato uma carteira de artesão.

O que é a carteira de artesão?

A carteira de artesão é um grande cadastro que foi realizado envolvendo profissionais do Brasil inteiro que tem como principal objetivo criar uma classe de trabalhadores artesanais, o que até pouco tempo atrás não existia. Através deste cadastro, o governo passa a ter um maior controle de todas as pessoas que trabalham com este tipo de atividade no Brasil.

A partir deste controle, o governo passou a desenvolver uma série de programas de incentivo, como a participação do Programa do Artesanato Brasileiro, tendo acesso a uma série de recursos, empréstimos facilitados, participação em eventos, de capacitação, dentre outra diversas vantagens.

Vantagens da carteira de Artesão

Além de permitir que as pessoas participem de grandes projetos específicos da sua área de trabalho, todos os profissionais que conseguem obter a sua carteira de artesão passa automaticamente a ser reconhecido como um profissional autônomo. Desta forma, ele pode passar a contribuir para a Previdência Social com um pagamento mensal, simplificado, e que vai garantir que ele tenha uma aposentadoria.

Além disso, este profissional também estará habilitado a emitir nota fiscal utilizando um CNPJ. Desta forma, ele poderá vender para grandes empresas ou instituições que necessitam deste tipo de documento para estreitar suas relações com os fornecedores, o que já não é necessário quando a venda passa a ser diretamente para o consumidor.

cestas

Com o obter a carteira de artesão?

Para obter sua carteira de artesão, é necessário procurar a Secretaria da Fazenda de cada estado, já que este cadastro ainda não é centralizado. Em cada estado existe um valor especifico para a confecção da carteira, mas que geralmente não é muito alto. Além disso as pessoas também devem apresentar um documento oficial com foto para identificação, bem como uma foto 3X4.

Na grande maioria dos estados é solicitado também que os profissionais levem ou apresentem fotos de pelo menos três peças que tenha sido feitas por eles próprios. A partir deste material é que serão cadastrados as matérias primas que aquele artesão estará autorizado a trabalhar.

Comente!




*Campos obrigatórios