Como Conseguir Cidadania Alemã aqui no Brasil

Saiba como conseguir cidadania alemã a partir do Brasil

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Caso você tenha algum tipo de ascendência que emigraram da Alemanha para o Brasil é bem possível que você posa ter também uma nacionalidade alemã. Bastando apenas preencher alguns requisitos, apesar de ter nascido no Brasil e contar com uma nacionalidade brasileira, seguindo a legislação alemã é possível se ter o direito de sangue, ou seja, a nacionalidade alemã que é passada de uma geração á outra atendendo, porém alguns requisitos precisos.

Oktoberfest na Alemanha

Como fazer o requerimento de cidadania alemã?

Para que se possa verificar de forma oficial se você possui ou não uma nacionalidade alemã é possível se solicitar um requerimento de constatação de nacionalidade alemã. Este é um requerimento que deverá ser entregue no Consulado da Alemanha, este que irá encaminhar o processo com uma documentação solicitada para os órgãos competentes da Alemanha.

Ao chegar lá os órgãos irão verificar com uma base em todos os documentos que forem apresentados se você possui uma nacionalidade e assim é possível se emitir um Certificado de Nacionalidade Alemã. Vale citar que este é um processo de naturalização que tem por objetivo provar que você é um cidadão alemão e normalmente será constatado que é desde a sua data de nascimento.

Tenho o Certificado de Nacionalidade Alemã, e agora o que fazer?

Assim que você tiver em mãos o certificado de nacionalidade alemã é possível se solicitar uma emissão de passaporte alemão. Esta é uma tarefa feita pelo consulado da Alemanha e poderá o orientar sobre todo o processo e verificar ainda se o seu requerimento tem uma possibilidade de dar certo. Se estiver desde o início claro que você não é um cidadão alemão você não irá dar entrada com o requerimento já que este será indeferido, assim é possível se evitar transtornos e gastos com a obtenção dos documentos e traduções de ordem juramentada.

Para que se possa descobrir se você é um cidadão alemão realmente, é preciso verificar se o ascendente em questão era realmente um cidadão alemão, esta verificação é feita a cada nova geração.

No caso do ascendente em questão ter realmente nacionalidade alemã, o que fazer?

É fundamental se esclarecer todo este processo já que havia nos países Europeus diversas pessoas de origem alemã e que se sentiam como alemães em função de toda a sua descendência, sua língua e sua cultura, mas que apesar disto nunca tiveram uma nacionalidade alemã e eram iugoslavos ou soviéticos.  Vale citar também que por muito tempo a nacionalidade alemã era passada apenas para os filhos através de pais alemães e não por nascimentos na Alemanha, por isso caso o ascendente que você acredite ter recebido uma nacionalidade alemã tenha nascido na Alemanha como filho de pais estrangeiros e nunca foi naturalizado, ele não é um cidadão alemão.

Caso o ascendente tenha uma nacionalidade alemã na data de nascimento e na geração seguinte foi nascida no Brasil? O que fazer? Caso isto aconteça é importante se verificar porque o ascendente perdeu a nacionalidade e os principais motivos desta perda.

Comente!




*Campos obrigatórios