CNPJ

Resolveu abrir seu próprio negócio? Então confira neste artigo as dicas para conseguir o documento CNPJ para sua empresa.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Jurídica

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, uma documentação obrigatória e necessária para todos aqueles que querem abrir uma empresa, seja ela um estabelecimento comercial ou prestador de serviços. É necessário providenciar o CNPJ e tê-lo em mãos antes de começar as atividades do seu negócio.

Passos para abrir sua empresa

Passos para Abrir sua Empresa

A primeira coisa que é preciso fazer antes de abrir uma empresa é definir alguns pontos, por exemplo, qual será o tipo dela:

  • Empresário (Firma Individual).
  • Sociedade Empresária Limitada (dois ou mais sócios em uma empresa que trabalha com comércio ou atividade não intelectual).
  • Sociedade Simples Limitada (dois ou mais sócios em uma empresa que trabalha com atividade intelectual, como pesquisa científica ou cultural).

Em segundo lugar, é preciso definir também qual será o tipo de participação dos sócios (sócio administrador ou sócio quotista) e a situação do titular ou dos sócios.

Também é necessário escolher o nome fantasia e nome empresarial. O nome fantasia é o nome inventado pelo qual a empresa ficará conhecida no mercado, já para o nome empresarial será utilizado o nome do próprio titular, podendo ser inteiro ou abreviado. No caso de Sociedade, o nome empresarial será uma razão social, que é nada mais do que o nome abreviado do titular acrescido de um “e companhia” ou “& CIA”.

Outro ponto importante é a definição de qual(is) atividade(s) a sua empresa exercerá, que podem ser qualquer uma destas:

  • Indústria (produção de bens).
  • Comércio Atacadista (venda de mercadorias para empresas revendedoras).
  • Comércio Varejista (venda de mercadorias ao consumidor final).
  • Prestação de serviços.

Tirando CNPJ

Documentos Necessários

Para obter um CNPJ e poder abrir sua empresa, os documentos necessários são simples e básicos, é preciso apenas de RG e CPF do titular (no caso de sociedade, é preciso também RG e CPF de todos os sócios) e cópia do comprovante de endereço da empresa, que será utilizado para o alvará de funcionamento.

Como tirar o CNPJ

CNPJ

Ultimamente, tirar o CNPJ da sua empresa ficou mais fácil, já que os primeiros procedimentos podem ser feitos totalmente pela internet. Para conseguir o documento, é necessário baixar o aplicativo CNPJ e Receitanet no site da Receita Federal, preencher a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica através do aplicativo e enviar via Receitanet.

Guarde em local seguro o número do pedido para acompanhar o andamento. Depois de alguns dias, será liberado o Documento Básico de Entrada (DBE), que deve ser imprimido, preenchido e assinado pelo titular com firma reconhecida em cartório. Depois desse procedimento, esse documento deve ser enviado via Sedex juntamente com o Contrato Social ou Declaração de Firma Individual. Se todos os documentos estiverem de acordo, a Receita Federal emitirá o CNPJ de sua empresa.

Comente!




*Campos obrigatórios