Certidão Negativa de Débitos

A Certidão Negativa de Débitos atesta que o contribuinte não possui pendências ou débitos tributários e é necessária em várias ocasiões. Confira tudo aqui.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física, Documentos Pessoa Jurídica

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento emitido pela Secretaria de Estado da Fazenda que atesta que o contribuinte não possui pendências ou débitos tributários em relação às contribuições previdenciárias, às contribuições por lei devidas a terceiros, ou às inscrições em Dívida ativa do INSS.

Além disso, para que seja considerada a regularidade fiscal de um sujeito e, portanto, seja emitida a Certidão Negativa de Débitos, é preciso que não existam pendências cadastrais ou débitos em seu nome e que ele tenha entregado corretamente os seguintes documentos:

  • Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF)
  • Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) (se for obrigado)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) (se for obrigado)

Tirar Certidão Negativa de Débitos

No caso de o contribuinte possuir pendências ou dívidas vencidas, será emitida a Certidão Positiva de Débitos. No caso de esses débitos ainda não estarem vencidos, estarem em curso de cobrança ou que já tenha ocorrido a execução judicial para pagamento, será emitida a Certidão Positiva com efeitos de Negativa, que tem o mesmo efeito da Certidão Negativa de Débitos.

Quando a CND é necessária?

O contribuinte necessitará da emissão da Certidão Negativa de Débitos principalmente quando precisar comprovar que não possui pendências ou débitos com órgãos públicos ou privados.

A Certidão Negativa de Débitos é comumente requerida em diversas situações, como para firmar contratos com o Poder Público, receber incentivos fiscais, fazer negócios imobiliários, realizar arquivamentos ou baixas de sociedades, fazer financiamentos e para apresentar em licitações, convênios, processos de inventário, escritura etc., dentre várias outras situações.

Como solicitar a emissão da CND?

A emissão da Certidão Negativa de Débitos pode ser solicitada pelo contribuinte de forma bem simples e online através do site da Receita Federal (clique aqui para acessar), no qual deve ser informado o CPF, se for pessoa física, ou CNPJ, se for pessoa jurídica. A validade da Certidão é de 180 dias em todo o território nacional.

Certidão Negativa de Débitos

No entanto, caso o contribuinte não consiga solicitar online a Certidão Negativa de Débitos, ele deverá seguir os seguintes procedimentos:

  1. Comparecer à prefeitura de seu município ou ao atendimento fazendário da secretaria regional mais próxima para protocolar a solicitação
  2. Pessoa Física: apresentar Cópia de CPF/CI
    Pessoa Jurídica: apresentar cópia de CNPJ e última alteração do Contrato Social
    Representante Legal: apresentar procuração
  3. Preencher a declaração de atualização cadastral
  4. Apresentar o protocolo solicitado para retirar a Certidão
  5. Retirar a Certidão Negativa de Débitos em até 10 dias úteis


Comente!




*Campos obrigatórios