Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento de identificação de um cidadão

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

Você sabe o que é e para que serve a certidão de nascimento? Neste artigo, esclareceremos tudo o que você precisa saber sobre este documento tão importante: o que é, como tirar e quais as suas principais finalidades.

Para mais dicas sobre como tirar certidão de nascimento, assista ao vídeo abaixo:

O que é e para que serve?

A certidão de nascimento é o primeiro documento oficial de um cidadão. Nele, estão registrados a sua filiação materna e/ou paterna, avós paternos e/ou maternos, bem como data e local de nascimento.

Sem a certidão de nascimento, o cidadão se priva de todos os direitos civis, como acesso a acompanhamento médico público e gratuito. Além disso, ficam impossibilitados de retirar outros documentos fundamentais de identificação, dentre eles o RG e CPF.

Certidão de Nascimento

Como tirar a Certidão de Nascimento?

O processo de emissão da certidão de nascimento é simples, e é realizado rapidamente. O ideal é que o bebê saia da maternidade ou do hospital já com o registro emitido. Entretanto, o prazo para o registro é de 15 dias.

Para tirar a certidão de nascimento, o pai da criança deve se dirigir à circunscrição de registro civil, ou aos representantes do cartório encontrados nas próprias maternidades e hospitais. Para realizar o registro, o pai deve apresentar a declaração de nascido vivo fornecida pelo hospital/maternidade, além dos documentos de identidade de ambos. Caso haja a filiação paterna, mas o pai não possa comparecer e registrar a criança, outro responsável pode solicitar o registro, seguindo a seguinte escala: mãe, parente mais próximo, administradores do hospital onde nasceu a criança, médicos e parteiras que assistiram o parto, pessoa idônea da casa em que ocorreu o nascimento (se for fora da residência da mãe, encarregados pela guarda da criança).

Após lavrada, a certidão é entregue imediatamente ao responsável pela solicitação. Vale salientar que a certidão de nascimento é um direito do cidadão, e portanto, sua emissão é gratuita.

Como tirar a Certidão de Nascimento pela Internet?

Apesar de muitos acharem possível, a primeira via da certidão de nascimento não é emitida pela internet. A emissão da certidão de nascimento online é possível apenas nos casos de segunda via, podendo ser solicitada por vários órgãos tais como Poupatempo e Correios. No caso de extravio, a emissão da segunda via é grátis. Vale frisar que a emissão nestes postos não é válida para a certidão de nascimento internacional.

Tirar Certidão de Nascimento pela Inernet

Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento atualizada, de forma online, através dos Correios, basta acessar o site do cartório postal clicando aqui. O serviço apenas é intermediado pelos Correios, porém, a emissão fica a cargo do Cartório Postal.

Outra opção de tirar a segunda via da certidão pela internet e sem sair de casa é através do sistema online de Cartórios. Desde agosto de 2012, é possível tirar todo o tipo de certidão por um sistema criado pelos cartórios brasileiros. Neste caso, a emissão não é gratuita: custa R$ 22,05 e pode ser retirada em qualquer um dos 836 cartórios brasileiros.

Para informações adicionais sobre a certidão nascimento, acesse o portal do governo federal, clicando aqui..



1 comentário

  1. Helemar de Sá Júnior

    Fiz o pedido da 2{ via da Certidão de Nascimento e até agora (10 Dias) não recebir nenhuma mensagem. Recebir um número de ordem e só isso; como fica as coisas.

Comente!




*Campos obrigatórios