2a Via de carteira de Motorista

Todo motorista deve portar CNH quando guiar veículos automotores, se você extraviou a sua, saiba como solicitar 2a via de carteira de motorista.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação – é o documento obrigatório para quem deseja dirigir um veículo. No Brasil, a carteira de motorista é retirada através dos DETRANS (Departamento de Trânsito), de cada cidade. Nenhum motorista pode guiar um veículo automotor sem a posse da mesma, portanto se por algum motivo, você extraviou a sua, saiba aqui como tirar a 2a via de carteira de motorista.

Para mais informações sobre como tirar a 2a via de CNH, assista ao vídeo abaixo:

Atualmente, o modelo de carteira da motorista brasileiro é um dos mais completos do mundo, já que além da permissão para dirigir, no documento constam outros dados importantes para a vida civil, como número de inscrição do CPF e também do RG.

O processo de retirada da carteira de motorista brasileira é simples e prático. É um dos poucos documentos que não exigem muita burocracia. O mesmo ocorre com a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação. Confira algumas dicas e informações úteis para a solicitação da nova via da CNH.

Como tirar a 2ª Via da CNH?

A segunda via da CNH, tanto da carteira definitiva quanto da carteira provisória, pode ser solicitada diretamente pelo Poupatempo. A emissão da segunda via pode ser solicitada por perda ou roubo do documento.

2ª Via de carteira de Motorista

O serviço, no caso de CNH, é realizado mediante agendamento prévio, a fim de agilizar o atendimento. No agendamento, é possível marcar a hora do atendimento, bem como dia preferido. Para realizar o agendamento pela internet, basta acessar o site do Poupatempo, clicando aqui.

Além do Poupatempo, a segunda via da CNH pode ser retirada pela internet, no site do DETRAN. A taxa de emissão é de R$ 30,43 e o documento é entregue em até sete dias úteis na casa do condutor, pelo custo de R$11,00.

ATENÇÃO! Para solicitar a segunda via da CNH, o condutor deve preencher os seguintes requisitos: Ser habilitado com carteira dentro da validade, ter a carteira de habilitação registrada no município em que vai solicitar a 2ª via e não ter restrições no DETRAN. Caso a habilitação seja registrada em um município diferente, é necessário realizar a transferência da CNH primeiro.

Precisa fazer exame médico?

Exame Médico CNH

Os exames médicos, quando da emissão de segunda via da CNH, só serão solicitados caso os exames realizados anteriormente estejam fora do prazo de validade, da mesma forma que a habilitação original. Esta verificação pode ser realizada através do próprio setor que emitirá a nova carteira de motorista. Caso contrário, não é necessário exame médico.

Precisa fazer provas teóricas/práticas?

Para a emissão da segunda via da CNH não são necessários exames práticos ou teóricos, uma vez que os mesmos já foram realizados anteriormente na retirada da primeira habilitação, qualificando o condutor.

Documentos Necessários

Para solicitar a segunda via da CNH, é necessário apresentar os seguintes documentos: planilha RENACH, documento de identidade (cópia); CPF (cópia); Foto 3×4 colorida (recente) e comprovante de residência (original ou cópia autenticada), declaração de perda com firma reconhecida ou boletim de ocorrência, por furto.



3 comentários

  1. aldeir oliveira

    ola boa tarde.estou tentando tira 2 via da cnh mas nao estou consiguindo .

    • Paulo rodrigues dos santos

      perdi minha habilitação

  2. Paulo rodrigues dos santos

    quero tira segunda via

Comente!




*Campos obrigatórios