2ª Via de Certidão de Casamento

A emissão da 2ª via da certidão de casamento se tornou um processo bem simples. Veja aqui os detalhes de como solicitar.

Artigo publicado por Marcelo Costa nas categorias: Documentos Pessoa Física

A certidão de casamento é o documento que atesta a união legal de um casal que passará a viver em comunhão e é preciso apresentá-lo em diversas situações em que a comprovação da situação civil seja requerida. A segunda via desse documento pode ser necessária caso o original tenha sido perdido ou esteja rasurado, seja de impossível leitura, para separação ou divórcio (averbações), para anotações, correções, dentre outros motivos.

O processo para emissão de segunda via de documentos costumava ser bastante complicado e burocrático no Brasil, no entanto, recentemente várias medidas têm sido adotadas para simplificar essa situação e, atualmente, é possível até mesmo solicitar a emissão da segunda via de documentos como a certidão de casamento pela internet e recebê-la em casa.

2ª Via de Certidão de Casamento

Solicitar a 2ª Via no Cartório

Solicitar a emissão da segunda via da certidão de casamento no cartório em que a original foi emitida ainda é a maneira mais fácil. Para isso, basta dirigir-se até o cartório levando seu documento de identidade e dar as informações necessárias: nome dos contraentes (marido e mulher) e data do casamento.

Alguns itens não obrigatórios, mas que facilitam muito o processo são ir ao cartório junto com o seu companheiro portando também o documento de identidade; informar o livro, folha e número do registro do casamento; ou levar a certidão antiga, caso ela não tenha sido perdida.

É necessário também pagar uma taxa e a segunda via da certidão de casamento deverá ser retirada no próprio cartório.
Desde o dia 18 de dezembro de 2012, é possível também solicitar a emissão da segunda via da certidão de casamento em um cartório diferente daquele em que a certidão foi originalmente emitida. Para isso, são necessários os mesmos documentos e informações ditos anteriormente e também será preciso informar qual o cartório em que o registro do casamento foi feito.

Inicialmente, isso é possível apenas para certidões emitidas a partir de 2005, mas até junho deste ano de 2013 todas as certidões emitidas a partir de 1995 já poderão ser solicitadas em qualquer cartório.

Certidão de Casamento

Solicitar a 2ª Via na Internet

Desde fevereiro de 2013, é possível solicitar a emissão da segunda via da certidão de casamento via internet. O site para solicitações no Estado de São Paulo é o Registro Civil, no entanto, diversos outros sites, em parceria com os cartórios, também já realizam o serviço para residentes em outros Estados, como o Cartório Expresso ou o Cartório 24 Horas.

Para fazer a solicitação online, basta acessar um dos sites que ofereça o serviço, preencher as informações necessárias, informar o endereço para entrega, pagar a taxa (via boleto, cartão de crédito ou depósito bancário) e a segunda via da certidão de casamento chegará em alguns dias, pelo correio, no endereço indicado.

Também é possível imprimir a certidão em sua própria casa, mas essa versão valerá apenas como uma cópia, para valer oficialmente, o documento precisa ter sido impresso em um cartório.

3 comentários

  1. Antonio (20/12/2013)

    Perdi a minha certidão de casamento (original) mas tenho uma copia da mesma mesmo assim é preciso o R G?

  2. Wilson Pacheco de Almeida (21/01/2014)

    Fiz o pagamento para receber via e-mail minha certidão de casamento e não obtive retorno.

  3. JOSE MESQUITA BERNARDO (11/08/2015)

    PRECISO DA 2º VIA DA CERIDÃO CASAMENTO PARA DIVÓCIO., SÓ QUE NÃO TENHO CONDIÇÕES DER PAGAR A MESMA O QUE TENHO QUE FAZER? ATESTADO DE POBREZA. AGUARDO RESPOSTA.

Comente!




*Campos obrigatórios